Sai desse quarto, menino!

Parafraseando o Sr. "Dicio", a significação de quarto faz parte de uma divisão de habitação onde geralmente se usa do tal ambiente para repousar-se. (Ou seja, tirar aquele ronco). Mas vocês sabiam que se conjugado na posição de Verbo Transitivo (quartar) ele traz o significado de sair da linha num combate de esgrima. E na posição de Intransitivo retrata o ato de Juntar (quatro farinhas) para fazer o pão quartado. Mesmo através da mania de significação presente no cotidiano de um letrando (opa!), o quarto me surpreendeu pelas suas inúmeras variantes.

Sair da linha, num combate de esgrima.

"quarto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/quarto [consultado em 26-01-2016].
Sair da linha, num combate de esgrima.

"quarto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/quarto [consultado em 26-01-2016].
Sair da linha, num combate de esgrima.

"quarto", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/quarto [consultado em 26-01-2016].
Mas será mesmo que esse cômodo da casa só teria serventia para o repouso? Vários estudos já comprovaram que o sono é extremamente necessário na vida de um ser existente, por influencias principalmente em questões psicológicas e físicas. Porém, ao contrário do que muitos pensam, o quarto não serve apenas para o sono; o quarto nada mais é que um completo refúgio,  pronto pra lhe acolher e resgatar das durezas da vida; pronto para lhe satisfazer e proporcionar o desejos carnais mais reprimidos ao longo do dia; prontos para refletir sobre os momentos perdidos e remexer nas dores mais intrínsecas.

Perdi as contas do quanto afoguei as mágoas naquele quarto, do quanto sofri e chorei ali, por mais difícil que fosse já que, até pouco tempo, o meu não era só meu. Tantos desprazeres deixei guardados naquele cômodo, que ainda hoje, no retorno do trabalho, acabo encontrando alguns na gaveta do armário. Mas eu os guardo com orgulho, gosto de rever o que um dia eu fui, para concretizar o que serei a partir de hoje. Ah, meu querido quarto, tantos momentos passados juntos, que em você recordo, também, os mais felizes.

No meu quarto eu me perco e me encontro. No quarto eu me revejo, me recomponho; me ajudo e me distraio. Naquele quarto eu me destruo e me refaço. Mas foi naquele doce embaraço que me fiz gente. E Minha mãe? Não compreende, vive gritando da sala: "Sai desse quarto, menino!" E eu só viro pro lado, me agarro ao travesseiro e curto a minha balada do eu sozinho.

Às paredes que um dia me ampararam no silêncio, dedico gentilmente esse registro acima.



Texto: João Oliveira



4 comentários:

  1. Belissimo post! eu nem sabia que quarto tinha grandes significados, mas especialmente para os adolescentes, os jovens na casa de seus pais, o quarto tem o aspecto de territorio! de sepulcro sagrado, onde se pode hibernar, falar ao telefone com privacidade, decorar - ou bagunçar - do seu jeito! Não conhecia seu blog! parabens vc escreve muito bem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num é, rapaz. A gente ainda é tão leigo quando o assunto é significação, buscando sobre, acabei encontrando muita coisa, mas essas duas eu achei interessante. Você já veio por aqui, é que tive uns problemas técnicos no blog e aproveitei e mudei o visual. Obrigado mais uma vez pela vinda!

      Abraço ;)

      Excluir
  2. Eu sempre ouvia do meu pai para ir para a rua! Que eu vivia em casa!
    Minha casa foi meu "quarto"... muito legal como você resumiu a importância de termos um lugar para chamar de nosso em algumas fases da vida...

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre fui muito de casa, sabe, acho que minha mãe achava era bom; no fundo eu gostava disso. Quarto pra mim sempre teve um significado diferenciado, ele traz uma carga de momentos que só pude viver ali.

      Excluir

Se não for pra comentar no amor nem me chama que eu não tô... Aqueles! Comenta o que você quiser aí, só não xinga a mãe.