Concordância Verbal

Depois de um trabalho sobre concordância verbal na faculdade, eu me atentei para o resultado dos dados que diziam sobre a existência de vários fatores que influenciam na aplicação da CV. Com isso, acabei parando pra pensar: será que eu estou em concordância com os meus verbos? Será que estou me flexionando para concordar com as ações que pratico?

Pensando nisso, vi que muitas das ações que eu faço involuntariamente, são apenas um reflexo do que realmente desejo. Nem sempre estou em
concordância com as ações que os outros praticam, mas o meu verbo pode flexionar, pluralizar ou até não concordar, mas ele anseia por uma conformidade com o meu "eu". Aquele meu mesmo. O só meu. O que ninguém vê a olho nu. Aquele que poucos conhecem de verdade.

Acredite, quanto mais distante o seu verbo estiver do meu sujeito, a probabilidade de não haver concordância é bem maior. Então, chega mais perto, deixa essa singularidade de lado e vamos viver "pluralmente" feliz.

Texto: João Oliveira


De acordo com Cunha e Cintra (2008, p.510), a solidariedade entre o verbo e o sujeito, que ele faz viver no tempo, exterioriza-se na concordância, isto é, na variabilidade do verbo para conformar-se ao número e à pessoa do sujeito. Nessa perspectiva, eis a Regra Geral para a Concordância Verbal: o verbo concorda com seu sujeito em pessoa (Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles) e em número (singular/plural). 

Um comentário:

  1. Olá, João Pedro!

    Sou portuguesa e encontrei um comentário teu no blog do Latinha. Vim espreitar e pela leitura que fiz, conclui que tu escreves muito bem, morfológica, sintática e sobretudo semanticamente.

    Frequentas a faculdade, eu já frequentei, e tenho já licenciatura e mestrado em Português e História.

    O teu escrito está bem filosófico, mas até concordo contigo. O "verbo", o nosso verbo ou o dos outros qto mais distante estiver do nosso ou do sujeito deles, tanto melhor, pke assim não há julgamentos, críticas, aprovações ou desaprovações.

    Amar é se dar, pois não somos propriedade de ninguém. Posse, no mau sentido, não combina com nada e, logicamente, mto menos com amor.

    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir

Se não for pra comentar no amor nem me chama que eu não tô... Aqueles! Comenta o que você quiser aí, só não xinga a mãe.